1.1. O tema é o talento precoce e fantástico de alguns jovens.
1.2.
a) "Quando o talento tem pressa"
b) Da linha 1 à linha 8.
c) Intertítulo - "Bailarino à conquista do mundo" - linha 88
d) Corpo do texto- Da linha 9 à linha 143.
1.3. As pessoas ouvidas são os dois jovens talentos - Madalena Aragão e António Casalinho - que partilham a sua vida enquanto artistas e adolescentes. São também ouvidos os pais de Madalena e o pedo-psiquiatra, Pedro Monteiro, que apresenta o ponto de vista profissional/clínico sobre este assunto.
2.Madalena é resiliente, persistente, que tem um sonho bem concreto e definido. Ela pretende dizer que tudo fará para concretizar esse objetivo de vida.
3. A Madalena enfrenta a escola com disciplina e organização, para ter sucesso. Para António, a escola é fundamental para o seu sucesso como bailarino, por isso trabalha para ter boas notas (tem média de 18, no 12.º ano).
4. Na minha opinião, o título está adequado, já que o jornalista demonstra, com o exemplo destes dois jovens, que estes se empenham para atingirem os seus objetivos. Também refere que foram obrigados a crescer mais depressa e tiveram de assumir responsabilidades de adultos e que os pais desempenham um papel importante, pois são eles que os apoiam e os ajudam neste percurso.