quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Partilho mais este texto para terminar... e concluo!

Jeff Kinney (um exemplo do encontro entre as tecnologias e o livro)

This list is an early draft of top competencies needed to become a social media-literate librarian. Murphy & Moulaison (2009) have written a fine document on this topic, and related the framework back to the ACRL information literacy competencies.
Top Ten (10) Social Media Competencies for Librarians
  1. Understand, explain and teach others about the main principles and trends of web 2.0 (and library 2.0)
  2. List major tools, categories and affordances of social networking sites
  3. Apply social media to solve information problems, and communicate digitally with users
  4. Use social networking sites for promotional, reference and instructional services in libraries
    1. Navigate, evaluate and create content on social networking sites
    2. Follow netiquette, conform to ethical standards and interact appropriately with others online
    3. Explain copyright, security and privacy issues on social media sites to colleagues and user communities
    4. Understand the importance of identity and reputation management using social media
    5. Explain related terminology such as collaboration 2.0, remix and open source
    6. Renew social media competencies, advocate for institutional strategies and policies and build evidence base in social media
     http://linhadeleitura.wordpress.com/  ( vejam este maravilhoso blog do colega Carlos Pinheiro de onde tirei este texto)

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   Síntese da formação:

1. Pontos fortes: * a apropriação do modelo de auto-avaliação e a leitura de textos fundamentais, ainda que alguns possam ser considerados de "doutrina";
2. Pontos fracos: * pouco tempo para esta formação e sobretudo falta de interacção entre os formandos, seria importante que de 15 em 15 dias houvesse a proposta de sessões presenciais obrigatórias (ou de 3 em 3 semanas).
Em suma, a biblioteca obriga a uma aprendizagem contínua que é uma mais valia para a equipa, pois vivemos numa Sociedade da Informação e do Conhecimento, como já tinha dito no início desta formação, neste blogue. Partir desse príncipio é meio caminho andado para rentabilizar os recursos disponíveis e encontrar a resposta para ultrapassar pequenas quezílias e dificuldades do dia-à-dia, especialmente ao nível da articulação curricular. Mas o bibliotecário deve ter uma turma, para não perder o contacto directo com o contexto de ensino-aprendizagem, concordo com essa decisão. O bibliotecário é um PB- professor bibliotecário e é assim que deve ser encarado.

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