quarta-feira, 3 de novembro de 2010


'Lombello ha señalado que: "Profesor entre profesores", el profesional de la información que labora en los ambientes educativos de la sociedad del aprendizaje debe adquirir tres competencias: en bibliotecología, gestión y pedagógico-didáctica" 1 Ello implica que no bastan los conocimientos y habilidades en el uso de la información, las estrategias de búsqueda, la gestión de información, entre otras, sino también se requiere de aquellas que lo convierten en un facilitador del aprendizaje: diseño de currículo, teorías del aprendizaje, métodos pedagógicos, tecnología educativa. '
(http://mail.udgvirtual.udg.mx/biblioteca/html/123456789/433/aci02_05.htm)


Este excerto do artigo de Nancy Tarragó resume as principais características do professor bibliotecário, neste início do século XXI. A Sociedade de Informação que já existe desde há mais de três décadas alcançou, neste momento, um sentido ainda mais abrangente e reflexivo: tem de se transformar numa Sociedade do Conhecimento. O ritmo em que se vive, com a disponibilização de inúmeras fontes de informação a que as novas tecnologias digitais nos habituaram, tornou o trabalho deste profissional ainda mais difícil, mas por isso mais apaixonante, pois é um desafio diário, uma aprendizagem contínua neste mundo global.

O bibliotecário facilitador destas aprendizagens tem de estar constantemente a aprender, tem de se relacionar com todas as estruturas educativas das escolas e dos agrupamentos, para além dos parceiros locais e nacionais. Tem de procurar actualizar-se sobre modelos de literacia a que a Biblioteca deve dar resposta, especialmente à literacia da leitura e da informação, sabendo que as literacias são múltiplas e se cruzam. O advento da literacia computacional e/ou digital transformou o Plano de Acção e de Actividades da Biblioteca.

As redes de informação, as bibliotecas digitais tornaram o trabalho de gestão das colecções ainda mais necessário, hoje com o e-learning, com o e-conhecimento, o mundo reconstrói-se sem sairmos quase de casa (há quem fale de uma geração google). Todavia, alguém tem de ensinar os alunos e professores a utilizarem tanta informação disponível, orientando com materiais disponíveis on-line, em processo tutorial sério, na senda de uma prestação positiva - dos patamares ou referenciais da literacia da informação disponíveis em vários organismos, mas que muitos não temos dado a atenção devida. Os professores e os bibliotecários portugueses são responsáveis por isso. É urgente mudarmos este procedimento relativamente às competências dos nossos alunos! Por isso já temos metas para o Ensino Básico e Novos Programas em que estas questões foram tidas em conta!


O quadro da tarefa 1 que deu origem a esta reflexão é o seguinte:



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