Áreas de intervenção referidas nos textos e implicadas na mudança:
O trabalho da BE relativamente à literacia da informação (modelo de literacia de informação) tem impacto directo na vida dos indivíduos, em questões de índole pedagógica e de transformação da informação em conhecimento, quer dos sujeitos aprendentes, quer em todos os que têm responsabilidade no processo ensino-aprendizagem: aprender a aprender e aprender a ser;
A BE desempenha um papel importante no desenvolvimento de todas as literacias, especialmente na literacia da leitura e na formação de novos leitores, propondo e promovendo actividades e projectos significativos, orientados para resultados;
A BE intervém no sentido de fomentar a utilização de ferramentas que desenvolvam a comunicação (aprender a comunicar), a colaboração e a participação de cada um na sociedade da informação e do conhecimento em que vivemos (aprender a ser autónomo e crítico);
A BE, para além da gestão dos seus recursos físicos e humanos, deve apostar na articulação curricular, na proximidade com todas as estruturas e parceiros, sendo este um domínio prioritário para que se cumpra a sua missão e visão;
Funções do professor bibliotecário:
Alteração de paradigma sobre as suas funções:
· Trabalho de liderança ao nível da coordenação, da cooperação, da instrução integrada e do currículo integrado com todos os parceiros;
· Implementação de um modelo de literacia transversal a todos os grupos e departamentos
· Planeamento estruturado de promoção de actividades de aprendizagem, em articulação com todos os grupos e departamentos e parceiros (bibliotecas municipais, PNL, RBE,…), numa espécie de currículo integrado
· Promoção da utilização de diversas ferramentas para a
promoção da leitura e escrita compreensiva e reflexiva (TIC, Web 2.0, …), melhorando a qualidade das aprendizagens e as atitudes e valores de todos relativamente à utilização da informação disponível (em catálogos digitais, repositórios de acesso livre,…).
· O bibliotecário, a equipa, a direcção e todas as estruturas da escola são responsáveis pelo fundo documental e sobretudo pelas dinâmicas e sinergias partilhadas pela comunidade educativa.
O que a minha biblioteca já faz:
· A BE procurou participar nas reuniões das estruturas intermédias da escola, trazendo uma hipótese de um Modelo de Literacia de Informação a ser dinamizado em todo o concelho no Agrupamento da qual a ESA não faz parte –informação apresentada pela bibliotecária da escola-sede do Agrupamento. (benchmarking)
· A biblioteca promove um trabalho de parceria com a Reserva Natural do Estuário do Tejo , para ser desenvolvido em AP.
· Iniciou um trabalho de proximidade com os grupos e departamentos, desde da disseminação e negociação do Plano de Acção logo na 1ª semana de Setembro/PAA e proposta de actividades para o ano lectivo (disponibilizando materiais e hipóteses de percursos pedagógicos para as ACND (livros, fichas, guiões) e para alguns projectos;
· Preparação de materiais de leitura para o início do ano, de grau de dificuldade e de tipologia variada: parceria com a Biblioteca Municipal para a Comemoração do Dia Internacional das BE
· A bibliotecária dinamiza o blogue da BE e continuou a dinamizar conjuntamente com a equipa e outros docentes a Rádio da escola e o jornal on-line ESAALCAXETE
· Para os EFAS, a bibliotecária criou um blogue das Memórias
· Os alunos do 7º ano foram promovidos a Amigos da Biblioteca (no dia 27/10)
· A biblioteca preparou o seu PAA tendo a preocupação de articular com os grupos, departamentos, clubes e projectos, Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares do Concelho (SABE), Museu Municipal e Reserva, PNL, DGIDC, …;
· O seu fundo documental vai ser actualizado, em virtude da escola receber 3 turmas do 7º ano;
· A BE apoia os alunos com NEE, os alunos de PLNM e as Aulas de Substituição : com materiais e acompanhamento;
· A formação da sua equipa foi planificada na reunião SABE e consta do PAA da BE.
1. Factores favoráveis:· A escola tem alguns docentes abertos à articulação e intervenção da BE;
· Docentes utilizam os dossiês da BE;
· Uma BE luminosa e nova em termos físicos, se bem que pouco funcional (a disposição dos espaços);
· Alunos frequentam a BE.
2. Obstáculos:· Alunos do Secundário pouco motivados para participarem nas actividades da BE;
· Alunos requisitam poucos livros da BE, apesar de terem feito um Contrato de Leitura em Português;
· Como os docentes têm pouco tempo para desenvolver actividades em articulação com a BE, por estarem ocupados com muitos cargos e tarefas, também não frequentam muito a Biblioteca;
· A escola não utiliza um modelo de literacia de informação e parece pouco motivada a alterar as suas práticas;
· A direcção é centralizadora e dá pouca autonomia ao professor-bibliotecário;
· A equipa da BE é pequena e grande parte dos elementos não gosta deste tipo de tarefas, sendo apenas mais uma hora no seu horário que faltava completar (foi escolhida pela Direcção),
· A BE tem apenas 7 computadores a funcionar com ligação à internet;
· A Escola não está habituada a uma BE interventiva, colaborativa, dinâmica.
· A funcionária da BE perde muito tempo a controlar as chaves e outros materiais relativos às salas do 1º andar, não lhe restando muito tempo para apoiar os alunos.
O que é preciso mudar. Acções a implementar:
· Conseguir implementar um modelo de literacia de informação- com guiões de apoio – a ser utilizado em todos os anos lectivos, em qualquer disciplina;
· Disponibilizar todos ao materiais de apoio nos computadores e na BE;
· Aumentar os índices e as actividades de promoção de leitura em vários suportes (com actividades sistemáticas e significativas), em várias disciplinas e com vários parceiros;
. Promover a participação dos docentes e alunos nestes domínios;
· Melhorar a colaboração entre as estruturas da Escola e a BE, na clarificação da Missão e Visão da BE;
. Partilhar responsabilidades e dinâmicas, ao longo do ano, entre todas as estruturas e parceiros.
O Plano de Acção apesar de incidir sobre o Domínio B, apresenta também tarefas e actividades para os outros domínios. Aqui vai o Plano que tinha apresentado no início do ano a todas as estruturas da Escola Secundária de Alcochete:
http://www.scribd.com/doc/45137486
O Plano de Acção apesar de incidir sobre o Domínio B, apresenta também tarefas e actividades para os outros domínios. Aqui vai o Plano que tinha apresentado no início do ano a todas as estruturas da Escola Secundária de Alcochete:
http://www.scribd.com/doc/45137486

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